Recebeu em 1923 a denominação de Vila de Vasconcelos e em 1928, recebeu o atual nome, Diogo de Vasconcelos em homenagem ao historiador Diogo Luiz Pereira de Vasconcelos. Finalmente, em 1962 foi emancipado e elevado à município.
Região turística
A região mais central do estado tem sua história ligada diretamente às minas de ouro. A região foi explorada exaustivamente pelos colonizadores portugueses, tropeiros e bandeirantes no começo do século XVII, exploração que durou até o final do século XVIII com o fim das reservas de ouro na região. Hoje é sem dúvida a região mais rica de Minas graças à economia diversificada, tanto rural quanto industrializada. O clima na região é quente e úmido no verão e no inverno seco e frio. Nos dias atuais, a região permanece conservada preservando seus traços culturais.
Diogo de Vasconcelos possui uma população essencialmente agrícola, 78% dela encontra-se dispersa na Zona Rural. Seu conjunto Urbano ainda conserva um número considerável de edificações oriundas de suas primeiras décadas.
Na cidade, o artesanato é forte e destaca se, na produção de as de pedra sabão, cachaça mineira, rapadura, açúcar mascavo, queijo, requeijão e cestaria.
No aspecto cultural a Cidade possui Bandas de Música, União Musical São Domingos, Banda Pingo DÁgua e Coral São Domingos, ligada à área de turismo, Município participa de um Circuito na Estrada Real.
Adjetivo pátrio: diogo-vasconcelense
Dados Gerais:
Ano de fundação:30/12/1962
CEP: 35.437-000
DDD: 31
Padroeiro: São Domingos de Gusmão
Dia do padroeiro: 03/08
Principal atividade econômica da cidade: Agropecuária
Fonte: IBGE