Tiago foram anexadas à freguesia de São João Del Rei (hoje Tiradentes), fato ocorrido em 1849. A Paróquia foi fundada por Dom Viçoso, em 1855, sendo o 1º pároco o Padre Francisco Antônio Pereira.
Os primitivos habitantes fixaram-se na região, em 1708, à procura de ouro no lugar denominado Vargem Alegre, na Fazenda das Gamelas. Na ocasião, já lá habitavam proprietários de terras e, segundo a tradição oral, foi lá erigida, em 1760, uma capela frequentada, por ocasião de festas religiosas, pelos fazendeiros e proprietários de terras. Segundo a sistemática e mecânica na formação de nossos povoados e sua transformação em arraial, vila e cidade, pode-se concluir que os primitivos habitantes da região edificaram as suas casas ao redor da Capela. Assim foi paulatina e progressivamente desenvolvendo as atividades sócio-econômicas do arraial em informação. As atividades eram então predominantemente da pecuária e da agricultura. As atividades agropecuárias, indubitavelmente, foram a causa e os motivos da ocupação e do desbravamento da região, hoje município de São Tiago.
O topônimo tem a sua origem perdida no ado e ite-se, com justa razão, que seja o mesmo em homenagem a São Tiago, Santo da devoção dos primitivos moradores da povoação. O gentílico dos que nascem em São Tiago é "Santiaguense".
Fonte: IBGE